quinta-feira, 29 de abril de 2010

Campanha AtoCorp para Sipats 2010!

Rever a missão e rever o PROPÓSITO.

Nesta semana estive com um jovem profissional de RH, conversando a respeito do trabalho desenvolvido em sua organização, sobre seus altos e baixos, conquistas e desapontamentos!

Ele confessou pensar em desistir de tudo, abrir mão da área e se dedicar à clínica (sim, ele é psicólogo). O motivo real: "não conseguir perceber a mudança, o real crescimento das pessoas que passam por todas as iniciativas de desenvolvimento"!

Quem nunca passou por isso!? Horas, dias e até meses de planejamento para um único treinamento. Inúmeras reuniões para definir o cronograma de uma convenção de vendas, ou simplesmente para um workshop. Sem falar de planejamentos inteiros que caem por terra quando, diante do grupo, percebemos que a necessidade era outra que não aquela diagnosticada pela equipe de analistas (sim, a gente passa muito por isso! - rs).

No momento em que ele descrevia a maneira como algumas pessoas se comportavam em relação às iniciativas da área de Treinamento&Desenvolvimento, sob sua responsabilidade, comentando sobre o percentual de aproveitamento (20 e 80, sendo 20 o percentual de pessoas com bom ou excelente aproveitamento), convidei ele para a seguinte reflexão:


Quando você realiza uma ação (um treinamento), qual o seu propósito!?
Em quê você foca suas forças!? Para quem você se doa!?
Talvez você precise aprender, não a ser "tolerante", mas a valorizar o que os 80% podem lhe dar, e, acima de tudo, aqueles 20% merecem que você continue, pois são eles que dão razão à sua OBRA!


Falamos tanto de foco no resultado, porém, às vezes deixamos de olhar para nossos 20% de talentos e potenciais, ocupados que estamos tentando "resolver o PROBLEMA" dos outros 80%!

Este é um convite para um olhar para nossos 20% Talentos que, certamente, fazem valer a pena acordar cedo todos os dias!





Rafael Giuliano,
acreditando que cada ponto percentual conta e que temos de valorizar cada mínima e íntima conquista!!!

sábado, 10 de abril de 2010

Vamos falar de TALENTOS!

Na busca por um novo significado para Talento encontramos tudo o que alimenta a filosofia da AtoCorp!
O que é um Talento!? Já passamos por esta questão um milhão de vezes, nestes quase cinco anos de estrada da AtoCorp. Tentamos fugir dos jargões, dos modismos comuns das áreas de gestão e negócio, na busca por um significado mais apreciativo!
Por fim, tropeçamos no livro "Descubra seus Pontos Fortes" (Buchingham e Clifton, Sextante), na bendita (literalmente) pesquisa com o Instituto Gallup. E olha que quem me conhece bem sabe qual é meu apreço por testes de exclusão (você é assim, então não é "assado" - rs).
Entretanto, esta foi uma leitura interessante, com ideias alinhadas à filosofia da AtoCorp, e algumas interessantes descobertas.
Por exemplo, descobri que um dos meus "Talentos Dominantes" é o da Individualização! Algo como "a curiosidade a respeito das qualidade únicas da cada pessoa", sem generalizações, identificando fortalezas, necessidades e características individuais.
Engraçado foi constatar que, desde a criação da AtoCorp, esta sempre foi uma "preocupação" com os projetos. Cada intervenção deve ter sua própria identidade, motivação e abordagem. Cada novo trabalho é único, como a empresa que o solicita, ou o seus participantes!
Porém, o mais fascinante foi perceber como o talento de um (eu no caso) pode influenciar toda a cultura de uma organização! O que dizer de cinco... 200 ou 3 mil pessoas!?
Bem vindos à nova visão (ou preocupação) sobre o Talento da Individualização. É hora de decidir se este fato se tornará num ponto fraco ou no Ponto Forte da sua organização!


Rafael Giuliano,
Às vezes aquilo que nos preocupa como um problema é exatamente a solução que procurávamos para nosso maior desafio!