terça-feira, 18 de maio de 2010

"Redes de Aprendizagem" e "CoCriação" nas Organizações!

Desde o advento da internet 2.0 temos ouvido falar sobre expressões como "rede" e "cocriação"!
Palavras novas para definir antigos desafios! Sim, pois o trabalho em rede e a cocriação, ou "coworking" como gostam de falar os mais entusiastas, remetem ao desafio de toda a organização em fazer com que seus profissionais, seus talentos trabalhem de maneira colaborativa.
A verdade é que cada organização tem, dentro de si mesma, todo o potencial necessário para superar seus desafios e prosperar, porém, requer conseguir fazer com que seus múltiplos e diferentes talentos se SOMEM de fato!
Trabalho em equipe, delegação e autonomia, iniciativa e criatividade, todas estas palavras são mais do que simples conceitos, são "empoderamentos", ou a forma pela qual desenvolvemos um trabalho colaborativo!
A solução!? Ah, essa é simples! Para empoderar as pessoas e fazer com que grupos se tornem equipes, e que talentos se transformem em resultados, a organização precisa aprender e ensinar a arte do diálogo!
Nada como uma boa conversa, mediada e dirigida, com foco no potencial da equipe, para construir aprendizagem e fazer com que seus talentos possam dar um show!!!
Experimente, convide as pessoas para se reunirem e conversarem, não necessariamente para uma reunião, mas um diálogo! Você vai se surpreender com as ideias que surgem quando somamos talentos!


Rafael Giuliano,
acreditando que às vezes uma conversa é tudo o que as pessoas precisam para descobrir o quanto são EXTRAORDINÁRIAS!!!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Muita gente falando... muito pouca gente ouvindo!

Não, não se trata de apenas mais um "crítica". Está mais para o que eu chamo de "constatação de um fato", pois a verdade é que não temos nos ouvido.
Já vinha percebendo isso nos processos de diálogo (aquela coisa que duas ou mais pessoas, normalmente, fazem quando se encontram), na dificuldade das pessoas deixarem que alguém conclua sua idéia para, então, contra-argumentar. E olha que eu nem vou falar, aqui e agora, de outra característica que seria cômica, não fosse ela trágica, a situação em que duas pessoas falam a mesma coisa, porém, como se estivessem em lados opostos.
Bem, recentemente, descobri que isso também ocorre nas tão aclamadas ferramentas da internet. Perceba que todos os dias (ou seria melhor dizer a cada segundo) milhões de informações, provocações e descrições sem nexo, tudo é jogado na internet. Por um lado, tudo isso parece ótimo, afinal de contas as pessoas estão se expressando, porém, onde estão os ávidos leitores de todos estes perfis, tweets e blogs!?!?!?
Eu, é claro, me incluo aqui, mais um cara escrevendo para você (é, você mesmo, afinal você está lendo, não está!?), procurando... sei lá, trocar uma idéia!
Mas então vem a provocação: por que a gente não se encontra para um café e bate ÀQUELE papo!?
Ok, ok, eu sei, está frio, você quase não tem tempo para mais nada... Mas está aqui lendo isso, não está!? Então, quando puder, ou quando se der esta oportunidade, liga, posso garantir que uma boa conversa fala (e vale) mais do que mil "toques" (no teclado!).




Rafael,
acreditando que nada paga uma boa conversa e esperando novos convites para cafés inteligentes!!!