segunda-feira, 18 de outubro de 2010

A essência do PROPÓSITO nas Intervenções Apreciativas!

Procuramos aproveitar este canal para compartilhar o conhecimento gerado através de nossas "experimentações" nas intervençõesE hoje, queremos falar sobre "Propósito".
Sempre eu eu (Rafael) realizo uma mediação (sim, também faço isso! - rs) costumo começar o diálogo perguntando às "partes" sobre "qual o se propósito ali" e, acreditem, eu ouço de tudo!
As pessoas falam sobre estarem ali para "resolver um problema", ou até para "acabarem com o 'outro' lado envolvido na negociação". E sempre que ouço esse tipo de resposta sei que o "diálogo" será longo... requerendo, talvez, mais de um encontro!
E por que isso acontece!? Simples! Porque os envolvidos na mediação ainda não estão ali com o propósito de construírem um acordo! E enquanto este não for o objetivo, não haverá resultado.
Bem, numa ação com os colaboradores e equipes de trabalho funciona assim também. As PESSOAS precisam SER Presente Lá e não apenas "estar lá"!
Para isso temos de ir além do simples "convite", ou da "convocação". É preciso conquistar as pessoas para estarem lá por completo. Elas devem reconhecer não apenas a importância do que será dito (foco do conteúdo), mas de que a presença e a participação de cada um é o que fará valer à pena o encontro. É o que fará com que se alcance os resultados, tanto para as pessoas (reais participantes do processo), quanto para a organização!
Quando as pessoas forem conquistadas... quando tiverem a chance de realmente participarem através do diálogo para haver desenvolvimento, só então, certamente seremos surpreendidos com a descoberta dos potenciais ocultos nas organizações...


Rafael,
apostando no valor do potencial humano!!!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Uma nova MARCA para falar sobre Diálogo&Desenvolvimento!!!

Olá! É hora de dar VOZ às PESSOAS!!!
No mês de aniversário, finalmente vamos explicar o que muita gente já vinha percebendo neste últimos meses!
Para todos os que acompanham de perto a trajetória destes cinco anos de estrada, sabem que o nome AtoCorp se fortaleceu no mercado, como sinônimo de criatividade e soluções, no mínimo, inventivas!!! (hahaha)
A criatividade sempre foi a característica mais forte de nosso trabalho. Da maneira como abordar os temas, até na aplicação de novas ferramentas e conceitos. Tudo isso foi determinante para que em cinco anos nosso próprio método, as Intervenções Apreciativas, passassem por diversas transformações, aperfeiçoamentos!
Nossa marca também precisou evoluir! As "máscaras do teatro", da primeira versão até uma terceira geração, foram substituídas por um chapéu de três cores, símbolo do "lúdico", da ideia de jogo ("brincadeira séria"), resgate de nossos Três Pilares: a Linguagem Lúdica, a Visão Apreciativa e os Modelos Assertivos.
Entretanto, com o tempo, descobrimos que podíamos ir além do que aprendemos a chamar de "treinamento". E precisávamos, pois as pessoas nas intervenções, cada vez mais, demonstravam um potencial fascinante, cheias de história, de conhecimento e lições que podiam, e deviam, ser compartilhadas.
Hoje, já não chamamos as pessoas de "público", mas de participantes! Tornaram-se protagonistas em nosso modelo de trabalho e nos processos de aprendizagem!
Por este motivo que, 2010 foi escolhido como o ano da ReSSignificação, do modelo de trabalho e da marca, para algo que representasse aquilo que, de fato, nós fazemos.
Bem vindos à nova geração do método, da marca e do mercado de atuação da AtoCorp.
Veja o significado da marca e do que é provocar as pessoas para o...
D i á l o g o & D e s e n v o l v i m e n t o ! ! !



A essência do modelo de Diálogo&Desenvolvimento se baseia em colocar as PESSOAS no centro do processo de aprendizagem, através do Diálogo, do incentivo à Inovação e da Valorização de cada nova ideia!

Faça parte da mudança! Vamos transformar o ambiente de aprendizagem através do DIÁLOGO!


Rafael,
acreditando que o potencial humano precisa, apreciativamente, ser melhor explorado!!!

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

AtoCorp 5 Anos!!! E parece que a verdadeira viagem começa AGORA!!!

Nossa, cinco anos!?!?!? Quem diria!? (Hahahaha)
Àqueles que nos acompanham nesta estrada sabem do que estou falando!
Há cinco anos atrás este projeto começou com uma simples pergunta: "o que você quer fazer de diferente!?". Ela foi feita para cada um dos profissionais com quem começamos o projeto!
Depois foi a vez de perguntar ao mercado: "o que vocês querem ver de diferente!? Como desejam que seja o desenvolvimento de seus talentos humanos!?". Entrevistamos mais de 28 profissionais, em 58 diálogos. No 1o. de Outubro de 2005 assinávamos o contrato social da AtoCorp para realizar nossa primeira Intervenção no BAWB, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná!
Histórias... Depois, tudo virou oportunidade para inovar. Os dois primeiros anos foram de trabalho, alinhamento e experimentações com o método. 2008 se tornou "O Ano da Criatividade!", seguido de 2009, quando "ReInventamos" nosso jeito de fazer Treinamento&Desenvolvimento!
Em 2010, propomos uma completa "ReSSignificação", e cumprimos nossa meta, com novas formas de abordagem, novos conteúdos de valor e ideias que promoveram o pleno desenvolvimento de pessoas e organizações!!!
Agora, ainda no mês de aniversário, nossa equipe de Criação&Desenvolvimento fará o lançamento de um novo modelo de trabalho. preparem-se para o
D&D - Diálogo&Desenvolvimento!!!
A AtoCorp não para de criar! Nosso propósito é este... continuar inovando, criando diferentes formas de desenvolver pessoas!
E por estes 5 Anos de que você, cliente, parceiro e amigo, vem nos inspirando queremos dizer, simplesmente
O B R I G A D O ! ! !
Rafael,
agradecendo a cada um que provocou parte desta mudança constante chamada Vida!!!